MATÉRIA 06 - A TRINDADE
Marcos 1.11 "E ouviu-se uma
voz dos céus, que dizia: TU ÉS O MEU FILHO AMADO, em quem me comprazo".
As três divinas pessoas da
Trindade estão presentes no batismo de Jesus. Deus é revelado nas Escrituras
como um só Deus, existente como Pai, Filho e Espírito Santo (cf. Mt 3.16,17;
28.19; Mc 1.9-11; 2 Co 13.14; Ef 4.4-6; 1 Pe 1.2; Jd 20,21). Esta é a doutrina
da Trindade,expressando a verdade de que dentro da essência una de Deus,
subsistem três Pessoas distintas, compartilhando uma só natureza divina comum.
Assim, segundo as Escrituras, Deus é singular (uma unidade) num sentido, e
plural (trina), noutro.
(1) As Escrituras declaram que
Deus é um só uma união perfeita de uma só natureza, substância e essência (Dt
6.4; Mc 12.29; Gl 3.20). Das pessoas da deidade, nenhuma é Deus sem as outras,
e cada uma, juntamente com as outras, é Deus. (2) O Deus único existe numa
pluralidade de três pessoas identificáveis, distintas; mas não separadas. As
três não são três deuses, nem três partes ou expressões de Deus, mas são três
pessoas tão perfeitamente unidas que constituem o único Deus verdadeiro e
eterno. O Filho e também o Espírito Santo possuem atributos que somente Deus
possui (ver Jo 20.28; 1.1,14; 5.18; 14.16; 16.8,13; Gn 1.2; Is 61.1; At 5.3,4;
1 Co 2.10,11; Rm 8.2,26,27; 2 Ts 2.13; Hb 9.14). Nem o Pai, nem o Filho, nem o
Espírito Santo, foram feitos ou criados em tempo algum, mas cada um é igual ao
outro em essência, atributos, poder e glória. (3) O Deus único, existente em
três pessoas, torna possível desde toda a eternidade o amor recíproco, a
comunhão, o exercício dos atributos divinos, a mútua comunhão no conhecimento e
o inter-relacionamento dentro da deidade (cf. Jo 10.15; 11.27; 17.24; 1 Co
2.10)
1.13 TENTADO POR SATANÁS. Ver Mt
4.1.
1.14 O EVANGELHO. Ver Mc 14.9 .
1.15 O REINO DE DEUS. A
proclamação e a concretização do reino de Deus foi o propósito da obra de
Cristo. Foi o tema de sua mensagem na terra (Mt 4.17). Quanto à forma de
manifestação do reino, existem: (1) O reino de Deus em Israel. No AT, o reino
visava preparar o caminho da salvação da humanidade. Devido à rejeição de
Jesus, o Messias de Israel, o reino foi tirado desta nação (ver Mt 21.43 nota);
(2) O reino de Deus em Cristo. O reino esteve presente na pessoa e na obra de
Jesus, o Rei (Lc 11.20); (3) O reino de Deus na igreja. Trata-se da
manifestação atual do reino de Deus nos corações e nas vidas de todos aqueles
que se arrependem e crêem no evangelho (Jo 3.3,5; Rm 14.17; Cl 1.13). Sua
presença manifesta-se com grande poder contra o império de Satanás. Não se
trata de um reino político, material, mas de uma poderosa e eficaz presença e
operação de Deus entre o seu povo (ver 1.27, 9.1); (4) O reino de Deus na
consumação da História. Trata-se do Reino Messiânico, predito pelos profetas
(Sl 89.36,37; Is 11.1-9; Dn 7.13,14). Cristo reinará na terra durante mil anos
(Ap 20.4-6). A igreja reinará juntamente com Ele, sobre as nações (2 Tm 2.12; 1
Co 6.2,3; Ap 2.26,27; ver Ap 20.4 nota); (5) O reino de Deus na eternidade. O reino
messiânico durará mil anos, dando lugar ao reino eterno de Deus, que será
estabelecido na nova terra (Ap 21.1-4). O centro da nova terra é a Cidade
Santa, a Nova Jerusalém (Ap 21.9-11). Os habitantes são os redimidos do AT (Ap
21.12) e do NT (Ap 21.14). Sua maior bênção é "verão o seu rosto" (Ap
22.4; ver Ap 21.1)
Quem é Deus?
OS ATRIBUTOS DE DEUS
Sl 139.7,8 “Para onde me irei do
teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao
céu, tu aí estás; se fizer no
Seol a minha cama, eis que tu ali estás também”.
A Bíblia não procura comprovar
que Deus existe. Em vez disso, ela declara a sua existência e apresenta
numerosos atributos seus. Muitos desses atributos são exclusivos dEle, como
Deus; outros existem em parte no ser humano, pelo fato de ter sido criado à
imagem de Deus.
ATRIBUTOS EXCLUSIVOS DE DEUS.
(1) Deus é onipresente — Ele está
presente em todos os lugares a um só tempo. O salmista afirma que, não importa
para onde formos, Deus está ali (Sl 139.7-12; cf. Jr 23.23,24; At 17.27,28); Deus
observa tudo quanto fazemos.
(2) Deus é onisciente — Ele sabe
todas as coisas (Sl 139.1-6; 147.5). Ele conhece, não somente nosso
procedimento, mas também nossos próprios pensamentos (1Sm 16.7; 1 Rs 8.39; Sl
44.21; Jr 17.9,10). Quando a Bíblia fala da presciência de Deus (Is 42.9; At
2.23; 1Pe 1.2), significa que Ele conhece com precisão a condição de todas as
coisas e de todos os acontecimentos exeqüíveis, reais, possíveis, futuros,
passados ou predestinados (1Sm 23.10-13; Jr 38.17-20). A presciência de Deus
não subentende determinismo filosófico. Deus é plenamente soberano para tomar
decisões e alterar seus propósitos no tempo e na história, segundo sua própria
vontade e sabedoria. Noutras palavras, Deus não é limitado à sua própria
presciência (ver Nm 14.11-20; 2Rs 20.1-7).
(3) Deus é onipotente — Ele é o
Todo-poderoso e detém a autoridade total sobre todas as coisas e sobre todas as
criaturas (Sl 147.13-18; Jr 32.17; Mt 19.26; Lc 1.37). Isso não quer dizer,
jamais, que Deus empregue todo o seu poder e autoridade em todos os momentos.
Por exemplo, Deus tem poder para exterminar totalmente o pecado, mas optou por
não fazer assim até o final da história humana (ver 1Jo 5.19 nota). Em muitos
casos, Deus limita o seu poder, quando o emprega através do seu povo (2Co
12.7-10); em casos assim, o seu poder depende do nosso grau de entrega e de
submissão a Ele (ver Ef 3.20).
(4) Deus é transcendente — Ele é
diferente e independente da sua criação (ver Êx 24.9-18; Is 6.1-3; 40.12-26;
55.8,9). Seu ser e sua existência são infinitamente maiores e mais elevados do
que a ordem por Ele criada (1Rs 8.27; Is 66.1,2; At 17.24,25). Ele subsiste de
modo absolutamente perfeito e puro, muito além daquilo que Ele criou. Ele mesmo
é incriado e existe à parte da criação (ver 1Tm 6.16 nota).
A transcendência de Deus não
significa, porém, que Ele não possa estar entre o seu povo como seu Deus (Lv
26.11,12; Ez 37.27; 43.7; 2Co 6.16).
(5) Deus é eterno — Ele é de
eternidade à eternidade (Sl 90.1,2; 102.12; Is 57.12). Nunca houve nem haverá
um tempo, nem no passado nem no futuro, em que Deus não existisse ou que não
existirá; Ele não está limitado pelo tempo humano (cf. Sl 90.4; 2Pe 3.8), e é,
portanto, melhor descrito como “EU SOU” (cf. Êx 3.14; Jo 8.58).
(6) Deus é imutável — Ele é
inalterável nos seus atributos, nas suas perfeições e nos seus propósitos para
a raça humana (Nm 23.19; Sl 102.26-28; Is 41.4; Ml 3.6; Hb 1.11,12; Tg 1.17).
Isso não significa, porém, que Deus nunca altere seus propósitos temporários
ante o proceder humano. Ele pode, por exemplo, alterar suas decisões de castigo
por causa do arrependimento sincero dos pecadores (cf. Jn 3.6-10). Além disso,
Ele é livre para atender as necessidades do ser humano e às orações do seu
povo. Em vários casos a Bíblia fala de Deus mudando uma decisão como resultado
das orações perseverantes dos justos (e.g., Nm 14.1-20; 2Rs 20.2-6; Is 38.2-6;
Lc 18.1-8).
(7) Deus é perfeito e santo — Ele
é absolutamente isento de pecado e perfeitamente justo (Lv 11.44,45; Sl 85.13;
145.17; Mt 5.48). Adão e Eva foram criados sem pecado (cf. Gn 1.31), mas com a
possibilidade de pecarem. Deus, no entanto, não pode pecar (Nm 23.19; 2Tm 2.13;
Tt 1.2; Hb 6.18). Sua santidade inclui, também, sua dedicação à realização dos
seus propósitos e planos.
(8) Deus é trino e uno — Ele é um
só Deus (Dt 6.4; Is 45.21; 1Co 8.5,6; Ef 4.6; 1Tm 2.5), manifesto em três
pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo (e.g., Mt 28.19; 2Co 13.14; 1Pe 1.2). Cada
pessoa é plenamente divina, igual às duas outras; mas não são três deuses, e
sim um só Deus (ver Mt 3.17 nota; Mc 1.11 nota).
ATRIBUTOS MORAIS DE DEUS. Muitas
características do Deus único e verdadeiro, especialmente seus atributos
morais, têm certa similitude com as qualidades humanas; sendo, porém, evidente
que todos os seus atributos existem em grau infinitamente superior aos humanos.
Por exemplo, embora Deus e o ser humano possuam a capacidade de amar, nenhum
ser humano é capaz de amar com o mesmo grau de intensidade como Deus ama. Além
disso, devemos ressaltar que a capacidade humana de ter essas características
vem do fato de sermos criados à imagem de Deus (Gn 1.26,27); noutras palavras,
temos a sua semelhança, mas Ele não tem a nossa; Ele não é como nós.
(1) Deus é bom (Sl 25.8; 106.1;
Mc 10.18). Tudo quanto Deus criou originalmente era bom, era uma extensão da
sua própria natureza (Gn 1.4,10,12,18,21,25,31). Ele continua sendo bom para
sua criação, ao sustentá-la, para o bem de todas as suas criaturas (Sl
104.10-28; 145.9); Ele cuida até dos ímpios (Mt 5.45; At 14.17). Deus é bom,
principalmente para os seus, que o invocam em verdade (Sl 145.18-20).
(2) Deus é amor (1Jo 4.8). Seu
amor é altruísta, pois abraça o mundo inteiro, composto de humanidade pecadora
(Jo 3.16; Rm 5.8). A manifestação principal desse seu amor foi a de enviar seu
único Filho, Jesus, para morrer em lugar dos pecadores (1Jo 4.9,10). Além
disso, Deus tem amor paternal especial àqueles que estão reconciliados com Ele
por meio de Jesus (ver Jo 16.27 ).
(3) Deus é misericordioso e
clemente (Êx 34.6; Dt 4.31; 2Cr 30.9; 'Sl 103.8; 145.8; Jl 2.13); Ele não
extermina o ser humano conforme merecemos devido aos nossos pecados (Sl
103.10), mas nos outorga o seu perdão como dom gratuito a ser recebido pela fé
em Jesus Cristo.
(4) Deus é compassivo (2Rs 13.23;
Sl 86.15; 111.4). Ser compassivo significa sentir tristeza pelo sofrimento
doutra pessoa, com desejo de ajudar. Deus, por sua compaixão pela humanidade,
proveu-lhe perdão e salvação (cf. Sl 78.38). Semelhantemente, Jesus, o Filho de
Deus, demonstrou compaixão pelas multidões ao pregar o evangelho aos pobres,
proclamar libertação aos cativos, dar vista aos cegos e pôr em liberdade os
oprimidos (Lc 4.18; cf. Mt 9.36; 14.14; 15.32; 20.34; Mc 1.41; ver Mc 6.34).
(5) Deus é paciente e lento em
irar-se (Êx 34.6; Nm 14.18; Rm 2.4; 1Tm 1.16). Deus expressou esta
característica pela primeira vez no jardim do Éden após o pecado de Adão e Eva,
quando deixou de destruir a raça humana conforme era seu direito (cf. Gn
2.16,17). Deus também foi paciente nos dias de Noé, enquanto a arca estava
sendo construída (1Pe 3.20). E Deus continua demonstrando paciência com a raça
humana pecadora; Ele não julga na devida ocasião, pois destruiria os pecadores,
mas na sua paciência concede a todos a oportunidade de se arrependerem e serem
salvos (2Pe 3.9).
(6) Deus é a verdade (Dt 32.4; Sl
31.5; Is 65.16; Jo 3.33). Jesus chamou-se a si mesmo “a verdade” (Jo 14.6), e o
Espírito é chamado o “Espírito da verdade” (Jo 14.17; cf. 1Jo 5.6). Porque Deus
é absolutamente fidedigno e verdadeiro em tudo quanto diz e faz, a sua Palavra
também é chamada a verdade (2Sm 7.28; Sl 119.43; Is 45.19; Jo 17.17). Em
harmonia com este fato, a Bíblia deixa claro que Deus não tolera a mentira nem
falsidade alguma (Nm 23.19; Tt 1.2; Hb 6.18).
(7) Deus é fiel (Êx 34.6; Dt 7.9;
Is 49.7; Lm 3.23; Hb 10.23). Deus fará aquilo que Ele tem revelado na sua
Palavra; Ele cumprirá tanto as suas promessas, quanto as suas advertências (Nm
14.32-35; 2 Sm 7.28; Jó 34.12; At 13.23,32,33; ver 2Tm 2.13 nota). A fidelidade
de Deus é de consolo inexprimível para o crente, e grande medo de condenação
para todos aqueles que não se arrependerem nem crerem no Senhor Jesus (Hb
6.4-8; 10.26-31).
(8) Finalmente, Deus é justo (Dt
32.4; 1Jo 1.9). Ser justo significa que Deus mantém a ordem moral do universo,
é reto e sem pecado na sua maneira de tratar a humanidade (Ne 9.33; Dn 9.14). A
decisão de Deus de castigar com a morte os pecadores (Rm 5.12), procede da sua
justiça (Rm 6.23; cf. Gn 2.16,17); sua ira contra o pecado decorre do seu amor
à justiça (Rm 3.5,6; ver Jz 10.7). Ele revela a sua ira contra todas as formas
da iniqüidade (Rm 1.18), principalmente a idolatria (1Rs 14.9,15,22), a
incredulidade (Sl 78.21,22; Jn 3.36) e o tratamento injusto com o próximo (Is
10.1-4;Am 2.6,7). Jesus Cristo, que é chamado o “Justo” (At 7.52; 22.14; cf. At
3.14), também ama a justiça e abomina o mal (ver Mc 3.5; Rm 1.18 nota; Hb 1.9
). Note que a justiça de Deus não se opõe ao seu amor. Pelo contrário, foi para
satisfazer a sua justiça que Ele enviou Jesus a este mundo, como sua dádiva de
amor (Jo 3.16; 1Jo 4.9,10) e como seu sacrifício pelo pecado em lugar do ser
humano (Is 53.5,6; Rm 4.25; 1Pe 3.18), a fim de nos reconciliar consigo mesmo
(ver 2Co 5.18-21, notas). A revelação final que Deus fez de si mesmo está em
Jesus Cristo (cf. Jo 1.18; Hb 1.1-4); noutras palavras, se quisermos entender
completamente a pessoa de Deus, devemos olhar para Cristo, porque nEle habita
toda a plenitude da divindade (Cl 2.9).
Jesus Cristo
Quem é Jesus Cristo?
I. A PRÉ-EXISTÊNCIA DE JESUS
A. Assim como Deus é eterno,
Jesus também o é:
Jo 1.1; Cl 1.17; Mq 5.2; Jo 17.3;
Jo 8.58.
B. Antes da fundação do mundo,
Jesus planejou junto com o seu Pai, a salvação da humanidade.
Deus na sua onisciência viu,
desde a eternidade, que o homem a ser criado, cairia em pecado, sujeito à
perdição eterna. Ele então preparou um caminho de salvação, por meio do
sacrifício de seu próprio Filho. Jesus participou e concordou e desde então já
estava disposto a dar a sua vida por nós. Por isto a Bíblia se expressa:
"O Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo", Ap 13.8. A vida
eterna é assim prometida "antes dos tempos dos séculos", Tt 1.2,
quando Deus nos elegeu para em Jesus sermos santos e irrepreensíveis, Ef 1.4.
C. Jesus participou da criação do
mundo.
" Todas as coisas foram
feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez", Jo1.3.
"Todas as coisas subsistem por ele", Cl 1.17.
II. A ENCARNAÇÃO DE JESUS
"Jesus, Deus bendito
eternamente", Rm 9.5, fez-se homem. Esse mistério chama-se
"encarnação". A Bíblia diz: "Grande é o mistério da piedade:
Aquele que se manifestou em carne", 1 Tm 3.16. A doutrina da encarnação de
Jesus excede tudo que o entendimento humano possa compreender, porém deste milagre
depende a substância do evangelho da salvação e a doutrina da redenção.
A. Jesus se encarnou por meio
duma virgem, através de concepção sobrenatural.
Quando Deus, no dia da queda,
prometeu um Redentor, revelou também de que maneira ele viria ao mundo. Ele
disse à serpente: "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua
descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o
calcanhar", Gn 3.15. O profeta Isaías profetizou: "Uma virgem
conceberá e dará à luz um filho e será o seu nome Emanuel", Is 7.14.
Quando, na plenitude dos tempos, Gl 4.4, o arcanjo Gabriel comunicou a Maria
que ela seria o instrumento da encarnação de Jesus, disse-lhe: "em teu
ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus",
Lc 1.31. Maria respondeu: "Como se fará isto, visto que não conheço
varão?", Lc 1.34. E Gabriel lhe revelou como este milagre aconteceria. Ele
disse: "Descerá sobre ti o Espírito Santo e a virtude do Altíssimo te
cobrirá com a sua sombra, pelo que também o Santo que de ti há de nascer será
chamado Filho de Deus", Lc 1.35. Com a palavra: "Eis aqui a serva do
Senhor, cumpra-se em mim segundo a sua palavra", Lc 1.38, Maria aceitou, e
o milagre aconteceu! Ela estava grávida!
É impossível explicar este
milagre em termos biológicos. O médico Lucas registrou este milagre no seu
evangelho com fé e convicção, sem deixar uma sombra de dúvida. "Pela fé
entendemos" Hb 11.13.
B. Jesus veio a este mundo por
meio dum nascimento natural.
Ele nasceu exatamente 9 meses
após Maria haver concebido de modo sobrenatural, "quando se cumpriram os
dias em que ela havia de dar à luz", Lc 2.6. Jesus nasceu, conforme a
profecia, em Belém, Mq 5.2, e para isto Deus providenciou que o alistamento
decretado pelo imperador Augusto obrigasse José e Maria a locomoverem-se de
Nazaré na Galiléia até Belém, exatamente na época de Maria dar à luz. Jesus
nasceu como os demais homens nasceram. Houve, porém, uma manifestação
sobrenatural: Uma multidão de anjos cantaram, diante de um grupo de pastores de
ovelhas, louvores ao Messias que havia nascido, Lc 2.8-14.
C. O verdadeiro Deus havia vindo
ao mundo como um verdadeiro homem.
Foi por meio deste milagre que
"verbo se fez carne", Jo 1.14, e "Deus introduziu no mundo o
primogênito", Hb 1.6, e Jesus veio em semelhança de carne, Rm 8.3, e
"participou da carne e do sangue", Hb 2.14, "em tudo semelhante
aos irmãos", Hb 2.17. Foi assim que ele desceu do céu, Jo 6.33, 38, 38,
41, 42, 51, 58, e Deus lhe preparou um corpo, Hb 10.5. A encarnação deu a Jesus
condições de ser o Mediador entre Deus e homens, 1 Tm 2.5, e ser misericordioso
e fiel sumo sacerdote, para expiar o pecado do povo, Hb 2.17. Sendo homem,
podia fazer reconciliação pelos homens. Sendo Deus a sua reconciliação fica com
um inédito valor.
III. JESUS - O VERDADEIRO DEUS
Não é somente desde a eternidade,
que Jesus é Deus, Jo1.1-3. Ainda depois que ele "aniquilou-se a si mesmo,
tomando a forma de servo", Fp 2.7, ele continua sendo Deus verdadeiro,
revelando "a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de
verdade", Jo 1.14. As sagradas escrituras, que incontestavelmente provam a
sua deidade, foram escritas para que todos creiam que "Jesus é o Cristo, e
o Filho de Deus", Jo 20.36; 1 Jo 5.10. Vamos mencionar algumas evidências
que provam que Jesus é Deus verdadeiro.
A. Jesus é chamado
"Deus"
Deus, Pai, o chamou
"Deus"! "Do Filho diz: Ó Deus, o teu trono subsiste", Hb
1.8. Duas vezes ele o chamou: "Meu Filho amado" Mt 3.17; Mc 9.7. Todo
aquele, pois que nega que Jesus é o Filho de Deus, faz o próprio Deus mentiroso,
"porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu", 1 Jo
5.10.
O anjo, enviado por Deus, chamou
a Jesus "Filho de Deus", Lc 1.35. "Chamá-lo-ão pelo nome
Emanuel, que traduzido é Deus conosco", Mt 1.23. Quando Jesus havia
nascido, os anjos cantaram louvores a "Cristo-Senhor", Lc 2.11.
O próprio Jesus se chamou
"Deus". Quando os seus inimigos lhe perguntaram: "És tu o
Cristo, Filho de Deus bendito?", ele respondeu: Eu o sou. Mc 14.61, 62.
Ele chamou Deus de meu Pai, Mt 10.32; Jo 2.16; 10.37; 15.24 etc. Ele se chamou
também "o Filho unigênito que está no seio do Pai", Jo 1.18 e disse;
"Quem me vê, vê o Pai", Jo 14.9; 12.45. Para a mulher samaritana ele
disse que era Messias, Jo 4.25, 26, notícia que se espalhou em toda a cidade, Jo
4.29. Ele se chamou: Alfa e Ômega, o Princípio e o Fim, o primeiro e o
derradeiro, Ap 22.13, e "Eu sou", Jo 8.24, 28, 58; 13.59 (Comp. Êx
3.14).
Aquele que nega a deidade de
Jesus rejeita o próprio testemunho de Jesus e mostra assim que é inspirado pelo
espírito de Antícristo, 1 Jo 2.22, 23. Se Jesus fosse, como os teólogos
modernistas afirmam, um produto da união entre Maria e José ou com qualquer
outro homem, o mundo não teria nenhum Salvador, e Jesus seria um homem
desacreditável, porque ele afirmou ser o Filho de Deus. Mas glória a Jesus! Ele
é Deus bendito eternamente, Rm 9.5.
O ESPÍRITO SANTO
Quem é o Espírito Santo?
A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO
At 5.3,4 “Disse, então, Pedro:
Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito
Santo e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti?
E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu
coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.”
É essencial que as pessoas
reconheçam a importância do Espírito Santo no plano divino da redenção. Sem a
presença do Espírito Santo neste mundo, não haveria a criação, o universo, nem
a raça humana (Gn 1.2; Jó 26.13; 33.4; Sl 104.30). Sem o Espírito Santo, não
teríamos a Bíblia (2Pe 1.21), nem o NT (Jo 14.26, 1Co 2.10) e nenhum poder para
proclamar o evangelho (1.8). Sem o Espírito Santo, não haveria fé, nem novo
nascimento, nem santidade e nenhum cristão neste mundo. Este estudo examina
alguns dos ensinamentos básicos a respeito do Espírito Santo.
A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO.
Através da Bíblia, o Espírito Santo é revelado como Pessoa, com sua própria
individualidade (2Co 3.17,18; Hb 9.14; 1Pe 1.2). Ele é uma Pessoa divina como o
Pai e o Filho (5.3,4). O Espírito Santo não é mera influência ou poder. Ele tem
atributos pessoais, a saber: Ele pensa (Rm 8.27), sente (Rm 15.30), determina
(1Co 12.11) e tem a faculdade de amar e de deleitar-se na comunhão. Foi enviado
pelo Pai para levar os crentes à íntima presença e comunhão com Jesus (Jo
14.16-18,26; ). À luz destas verdades, devemos tratá-lo como pessoa, que é, e
considerá-lo Deus vivo e infinito em nosso coração, digno da nossa adoração,
amor e dedicação (ver Mc 1.11,).
A OBRA DO ESPÍRITO SANTO. (1) A
revelação do Espírito Santo no AT. Para uma exposição da operação do Espírito
Santo no AT. (2) A revelação do Espírito Santo no NT. (a) O Espírito Santo é o
agente da salvação. Nisto Ele convence-nos do pecado (Jo 16.7,8), revela-nos a
verdade a respeito de Jesus (Jo 14.16,26), realiza o novo nascimento (Jo
3.3-6), e faz-nos membros do corpo de Cristo (1Co 12.13). Na conversão, nós,
crendo em Cristo, recebemos o Espírito Santo (Jo 3.3-6; 20.22) e nos tornamos
co-participantes da natureza divina (2Pe 1.4). (b) O Espírito Santo é o agente
da nossa santificação. Na conversão, o Espírito passa a habitar no crente, que
começa a viver sob sua influência santificadora (Rm 8.9; 1Co 6.19). Note
algumas das coisas que o Espírito Santo faz, ao habitar em nós. Ele nos
santifica, i.e., purifica, dirige e leva-nos a uma vida santa, libertando-nos
da escravidão ao pecado (Rm 8.2-4; Gl 5.16,17; 2Ts 2.13). Ele testifica que
somos filhos de Deus (Rm 8.16), ajuda-nos na adoração a Deus (At 10.45,46; Rm
8.26,27) e na nossa vida de oração, e intercede por nós quando clamamos a Deus
(Rm 8.26,27). Ele produz em nós as qualidades do caráter de Cristo, que O
glorificam (Gl 5.22,23; 1Pe 1.2). Ele é o nosso mestre divino, que nos guia em
toda a verdade (Jo 16.13; 14.26; 1Co 2.10-16) e também nos revela Jesus e nos
guia em estreita comunhão e união com Ele (Jo 14.16-18; 16.14). Continuamente,
Ele nos comunica o amor de Deus (Rm 5.5) e nos alegra, consola e ajuda (Jo
14.16; 1Ts 1.6). (c) O Espírito Santo é o agente divino para o serviço do
Senhor, revestindo os crentes de poder para realizar a obra do Senhor e dar
testemunho dEle. Esta obra do Espírito Santo relaciona-se com o batismo ou com
a plenitude do Espírito. Quando somos batizados no Espírito, recebemos poder
para testemunhar de Cristo e trabalhar de modo eficaz na igreja e diante do
mundo (1.8). Recebemos a mesma unção divina que desceu sobre Cristo (Jo
1.32,33) e sobre os discípulos (2.4; ver 1.5), e que nos capacita a proclamar a
Palavra de Deus (1.8; 4.31) e a operar milagres (2.43; 3.2-8; 5.15; 6.8;
10.38). O plano de Deus é que todos os cristãos atuais recebam o batismo no
Espírito Santo (At 2.39). Para realizar o trabalho do Senhor, o Espírito Santo
outorga dons espirituais aos fiéis da igreja para edificação e fortalecimento
do corpo de Cristo (1Co 12—14). Estes dons são uma manifestação do Espírito
através dos santos, visando ao bem de todos (1Co 12.7-11).
(d) O Espírito Santo é o agente
divino que batiza ou implanta os crentes no corpo único de Cristo, que é sua
igreja (1Co 12.13) e que permanece nela (1Co 3.16), edificando-a (Ef 2.22), e
nela inspirando a adoração a Deus (Fp 3.3), dirigindo a sua missão (13.2,4),
escolhendo seus obreiros (20.28) e concedendo-lhe dons (1Co 12.4-11),
escolhendo seus pregadores (2.4; 1Co 2.4), resguardando o evangelho contra os
erros (2Tm 1.14) e efetuando a sua retidão (Jo 16.8; 1Co 3.16; 1Pe 1.2).
(3) As diversas operações do
Espírito são complementares entre si, e não contraditórias. Ao mesmo tempo,
essas atividades do Espírito Santo formam um todo, não havendo plena separação
entre elas. Alguém não pode ter (a) a nova vida total em Cristo, (b) um santo
viver, (c) o poder para testemunhar do Senhor ou (d) a comunhão no seu corpo,
sem exercitar estas quatro coisas. Por exemplo: uma pessoa não pode conservar o
batismo no Espírito Santo se não vive uma vida de retidão, produzida pelo mesmo
Espírito, que também quer conduzir esta mesma pessoa no conhecimento das
verdades bíblicas e sua obediência às mesmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário