Um levantamento anual que é realizado pelo
Movieguide, um site especializado em dicas de filmes, revelou que em 2011, a
preferência do público norte-americano por filmes com mensagens positivas e/ou
religiosas aumentou.
A arrecadação de filmes com conteúdo conservador
foi quase seis vezes maior que a dos filmes considerados liberais. O dado está
presente no relatório do Movieguide, que aponta filmes como “Capitão América”,
“Missão Impossível: Protocolo Fantasma”, “Transformers: O Lado Escuro da Lua” e
“Batalha em Los Angeles”, que de alguma forma falam da vitória do bem sobre o
mal, tiveram bilheteria superior a filmes como ”Super 8″,”J. Edgar”,”Glee” e
“Tudo Pelo Poder”, que não trazem referência à fé ou valores tradicionais.
O Coordenador do relatório da Movieguide, Ted
Baehr, afirmou ao site Christian Cinema que o interesse por filmes com
histórias de superação, patriotismo, fé e anticomunismo é maior, por ter uma
linha que causa identificação com as pessoas.
Para Ted, trata-se da velha história do bandido e
do mocinho: “As pessoas querem ver o bem vencer o mal, a justiça prevalecer
sobre a injustiça e a liberdade estar acima da tirania. Elas respondem melhor a
fortes heróis e heroínas e são se interessam mais tanto por histórias sem um
sentido definido”.
Segundo o estudo, os filmes são classificados pelo
Movieguide em categorias como “forte moralidade bíblica”, “forte conteúdo
pró-capitalista”, “conteúdo anticomunista”, entre outras. E os filmes que se
encaixam em categorias com mensagem cristã mais explícita, ou até mesmo
conteúdo religioso ou de redenção, arrecadaram mais nas bilheterias.
No placar, a arrecadação dos filmes com este tipo
de mensagem, foi de US$ 64, 3 milhões, contra US$ 15,9 milhões de filmes
“liberais”. “A maioria das pessoas tem alguma fé em particular e quando
encontra violência, uso de drogas, imoralidade sexual e que criticam os valores
tradicionais, sentem-se ofendidas de alguma forma. Os filmes bem produzidos que
ofereçam o oposto vão agradar os frequentadores de igreja”, afirmou Megan
Basham, editora do site World Magazine.
Em relação aos DVD’s, entre os 25 mais vendidos em
2011, 13 deles continham conteúdo relacionado à mensagem cristã, enquanto que
apenas 2 traziam histórias anticristãs. Ted Baher vincula isso à enormidade do
público cristão, que soma 2,3 bilhões de pessoas em todo o mundo: “Quando
começamos o Movieguide, em 1985, havia apenas um ou dois filmes que possuíam um
conteúdo explicitamente cristão ou que enfatizavam valores positivos. Agora são
produzidos mais de 50 por ano. Cada estúdio tem até uma divisão para produzir
material com valores cristãos, e vários estúdios estão fazendo ótimos filmes
com um forte conteúdo cristão. Todos os grandes estúdios, não apenas os da
Disney, estão fazendo filmes pensando nos jovens, crianças e famílias”, observa
Baehr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário