ESTUDO DA
PRIMEIRA CARTA DE PAULO A TIMÓTEO
J. DIAS
AUTOR:
De acordo
com a saudação, o autor foi o apóstolo Paulo. Na tradição da Igreja Primitiva
há consenso sobre a autoria de Paulo.
DATA
1 Timóteo
foi escrito algum tempo depois dos acontecimentos de Atos 28, ou seja, entre 63
e 65, pelo menos oito anos após a permanência de Paulo em Éfeso, por três anos.
Paulo escreveu esta carta enquanto estava no meio de sua quarta viagem
missionária, provavelmente durante a primeira parte dessa viagem.
QUEM ERA
TIMÓTEO
Timóteo
era nativo de Listra, uma colônia romana na província da Galácia. Filho de um
casamento misto, seu pai era gentio e sua mãe judia (At 16.1). Pouco é sabido
sobre seu pai, que parece não ter se tornado cristão, mas sua mãe Eunice era
cristã. É muito provável que quando Paulo conheceu Timóteo este já fosse
cristão, pois em Atos 16, diz que ele era discípulo e tinha bom testemunho
entre os irmãos de Listra e Icônio, embora Paulo o trate como filho na fé. O
motivo mais provável para Paulo chamá-lo de filho na fé é que o apóstolo tenha
ensinado a Timóteo o evangelho. Desde a infância ele fora instruído nas
Escrituras judaicas por sua avó Lóide e sua mãe Eunice, conforme afirma Paulo
em sua segunda carta ao discípulo.
Timóteo
estava com Paulo em Atenas e foi enviado pelo apóstolo a Tessalônica para
ministrar à comunidade local (1 Ts 3.2-6). No levante de habitantes de Corinto
contra as aulas na sinagoga e as pregações apostólicas nas praças, Timóteo
ficou com Paulo e Silas hospedado na casa do cidadão Tício Justo, que morava ao
lado da sinagoga.
Por volta
do ano 57, Timóteo é enviado de Éfeso a Macedônia para recolher ofertas que
seriam enviadas aos cristãos de Jerusalém (At 19.22; 1 Co 4.17; 16.10). Em uma
retrospectiva acerca da terceira viagem missionária de Paulo, Timóteo consta
entre os seus cooperadores (At 20.4-5).
Em missões
Timóteo foi enviado pelo apóstolo Paulo a Corinto (1 Co 16.10); dentre seus
mandatos especiais viajou de Éfeso a Corinto para elucidar determinadas normas
cristãs (1 Co 4.17). A epístola aos Hebreus fornece uma informação sobre uma
prisão de Timóteo, mas anunciando que ele já estava em liberdade (Hb 13.23).
Timóteo
não chegou a ser reconhecido como apóstolo, mas destacou-se como missionário e
líder cristão altamente respeitado por toda a Igreja de sua época.
CARACTERÍSTICAS
A carta é
digna de nota pelo seu interesse na organização da igreja. Nela está a mais
longe descrição sobre a qualificação dos Bispos e Diáconos. Enfim nesta
epístola o apóstolo nos deixa um manual de como deve ser escolhidas as pessoas
para os cargos eclesiásticos nas igrejas cristãs (3.2-13), juntamente com a
evidência para dois tipos de bispos: os que governam e os que ensinam (5.17);
comentários a respeito de sustento e da repreensão de anciãos (5.17-20). É a
única descrição no Novo Testamento das qualificações para diáconos. As
diretrizes específicas de Paulo para Timóteo também contém conselhos práticos
sobre como um líder da igreja deve atuar.
Embora
“bispo”, “presbítero” e “ancião”, remontem a diferentes vocábulos gregos, são
termos sinônimos. “Diácono”, quer dizer “servo”, referindo-se aos assessores
dos bispos. Esses diáconos cuidavam das questões práticas e rotineiras da vida
eclesiástica. A lista das qualificações para as mulheres em 3.11 pode estar se
referindo ao comportamento da diaconisa, ou está sendo ensinado como deve se
portar a esposa do diácono.
CONTEXTO E
TEOLOGIA
A carta
que tem o propósito de ser uma correspondência pessoal, ao pastor Timóteo,
ganha caráter comunitário com as instruções à igreja (cap. 2). O objetivo
básico da tarefa pastoral é confrontar os falsos mestres em Éfeso (1.3).
Instruções doutrinárias que dizem respeito às ações pastorais em toda igreja
(3.14; 4.10; 6.3-5), às mulheres, em particular as ricas (2.9-13), e aos
escravos (6.1-2). Após toda sua formação missionária sob a tutela de Paulo e
apoio constante de outros colaboradores do apóstolo, agora Timóteo tem o
desafio de pastorear. Tem uma missão individual de pastor, por isso necessita
de algumas diretrizes para ele e para a igreja (3.14; 4.13). A igreja de Éfeso
parece bem estruturada, conta com a presença de presbíteros e diáconos, com muitas
viúvas e idosos.
Todas as
instruções afirmativas da carta tem Jesus Cristo como ponto central, com a
pretensão de concordar que todas as pessoas podem ser salvas (1.15-16). Neste
caso, falsas doutrinas como as gnósticas deveriam ser evitadas (4.1-3; 6.20),
refutando individualismos e priorizando ações que envolvam famílias.
No segundo
capítulo, há instruções de como deve ser o comportamento das mulheres cristãs.
Pede que se vistam com moderação, sem extravagâncias e diz que não permite que
elas estejam em posição de autoridade e ensino sobre os homens. Esta parte da
carta é objeto de debate para saber se esta proibição de ensino por parte das
mulheres é universal como é tradicionalmente entendido, ou se é apenas uma
proibição local, em razão da influência que os falsos mestres poderiam ter
sobre as mulheres cristãs de Éfeso, já que ele cita que a mulher é que foi
enganada no Éden (2.14). A declaração “salvar-se-á, porém, dando à luz filhos”
(2.15), provavelmente tenha o significado que, apesar das dores sofridas
durante o parto, resultado ainda daquela maldição original contra o pecado
humano (Gn 3.16), a mulher crente será salva do juízo eterno de Deus contra o
pecado. Quer dizer, a dor do parto, apesar de ser uma maldição não impedirá a
salvação das mulheres cristãs. Outras interpretações são que:
· As
mulheres crentes são salvas por meio do nascimento supremo, o de Cristo;
· As
mulheres cristãs obtêm sua salvação dando a luz filhos e criando segundo os
padrões de Deus.
FALSOS
MESTRES
Timóteo
deve estar preparado contra os falsos mestres que Paulo já os havia excluído da
igreja, para que ficassem no mundo sob a influência de Satanás (1.20). Paulo
volta a citar os falsos ensinos em outros capítulos da carta, inclusive no
capítulo 4 o apóstolo afirma que muitos irão apostatar da fé, passando a dar
ouvidos a doutrinas de demônios.
COMO DEVEM
SER TRATADOS OS PASTORES
Os anciãos
fiéis, em especial os que pregam e ensinam, merecem receber da comunidade o
sustento financeiro. Os pastores não podem receber acusações, exceto se houver
contra ele duas ou três testemunhas. Timóteo não deve consagrar nenhum homem ao
ministério, apressadamente, mas o candidato deve ser provado.
Paulo
conclui a carta com instruções diversas a respeito do comportamento cristão, de
falsos mestres, de cristãos ricos e das responsabilidades espirituais do
próprio Timóteo.
ESBOÇO DE
1 TIMÓTEO
Introdução 1.1-20
I. Instruções relacionadas à igreja 2.1-3.16
I. Instruções relacionadas à igreja 2.1-3.16
Seu culto 2.1-15
Seus líderes 3.1-13
Sua função em relação à verdade 3.14-16
Seus líderes 3.1-13
Sua função em relação à verdade 3.14-16
II. Instrução relacionada aos deveres
pastorais 4.1-6.10
Em relação à igreja como um todo
4.1-16
Em relação às várias classes na igreja 5.1-6.10
Em relação às várias classes na igreja 5.1-6.10
III. Exortações finais 6.11-21
Para manter a fé e militar na fé
6.11-21
Para apresentar as reivindicações de Cristo aos ricos 6.17-19
Para guardar a verdade 6.20-21
Para apresentar as reivindicações de Cristo aos ricos 6.17-19
Para guardar a verdade 6.20-21
FONTES:
Panorama
do Novo Testamento, Robert H. Gundry – Vida Nova
Bíblia de
Estudo de Genebra – Sociedade Bíblica do Brasil
Novo
Testamento King James – Bíblica
Bíblia de
Estudos NVI – Vida
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