quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ESTUDO DA PRIMEIRA CARTA DE PAULO A TIMÓTEO


ESTUDO DA PRIMEIRA CARTA DE PAULO A TIMÓTEO
J. DIAS


AUTOR:
De acordo com a saudação, o autor foi o apóstolo Paulo. Na tradição da Igreja Primitiva há consenso sobre a autoria de Paulo.

DATA
1 Timóteo foi escrito algum tempo depois dos acontecimentos de Atos 28, ou seja, entre 63 e 65, pelo menos oito anos após a permanência de Paulo em Éfeso, por três anos. Paulo escreveu esta carta enquanto estava no meio de sua quarta viagem missionária, provavelmente durante a primeira parte dessa viagem.

QUEM ERA TIMÓTEO
Timóteo era nativo de Listra, uma colônia romana na província da Galácia. Filho de um casamento misto, seu pai era gentio e sua mãe judia (At 16.1). Pouco é sabido sobre seu pai, que parece não ter se tornado cristão, mas sua mãe Eunice era cristã. É muito provável que quando Paulo conheceu Timóteo este já fosse cristão, pois em Atos 16, diz que ele era discípulo e tinha bom testemunho entre os irmãos de Listra e Icônio, embora Paulo o trate como filho na fé. O motivo mais provável para Paulo chamá-lo de filho na fé é que o apóstolo tenha ensinado a Timóteo o evangelho. Desde a infância ele fora instruído nas Escrituras judaicas por sua avó Lóide e sua mãe Eunice, conforme afirma Paulo em sua segunda carta ao discípulo.

Timóteo estava com Paulo em Atenas e foi enviado pelo apóstolo a Tessalônica para ministrar à comunidade local (1 Ts 3.2-6). No levante de habitantes de Corinto contra as aulas na sinagoga e as pregações apostólicas nas praças, Timóteo ficou com Paulo e Silas hospedado na casa do cidadão Tício Justo, que morava ao lado da sinagoga.

Por volta do ano 57, Timóteo é enviado de Éfeso a Macedônia para recolher ofertas que seriam enviadas aos cristãos de Jerusalém (At 19.22; 1 Co 4.17; 16.10). Em uma retrospectiva acerca da terceira viagem missionária de Paulo, Timóteo consta entre os seus cooperadores (At 20.4-5).

Em missões Timóteo foi enviado pelo apóstolo Paulo a Corinto (1 Co 16.10); dentre seus mandatos especiais viajou de Éfeso a Corinto para elucidar determinadas normas cristãs (1 Co 4.17). A epístola aos Hebreus fornece uma informação sobre uma prisão de Timóteo, mas anunciando que ele já estava em liberdade (Hb 13.23).

Timóteo não chegou a ser reconhecido como apóstolo, mas destacou-se como missionário e líder cristão altamente respeitado por toda a Igreja de sua época.

CARACTERÍSTICAS
A carta é digna de nota pelo seu interesse na organização da igreja. Nela está a mais longe descrição sobre a qualificação dos Bispos e Diáconos. Enfim nesta epístola o apóstolo nos deixa um manual de como deve ser escolhidas as pessoas para os cargos eclesiásticos nas igrejas cristãs (3.2-13), juntamente com a evidência para dois tipos de bispos: os que governam e os que ensinam (5.17); comentários a respeito de sustento e da repreensão de anciãos (5.17-20). É a única descrição no Novo Testamento das qualificações para diáconos. As diretrizes específicas de Paulo para Timóteo também contém conselhos práticos sobre como um líder da igreja deve atuar.

Embora “bispo”, “presbítero” e “ancião”, remontem a diferentes vocábulos gregos, são termos sinônimos. “Diácono”, quer dizer “servo”, referindo-se aos assessores dos bispos. Esses diáconos cuidavam das questões práticas e rotineiras da vida eclesiástica. A lista das qualificações para as mulheres em 3.11 pode estar se referindo ao comportamento da diaconisa, ou está sendo ensinado como deve se portar a esposa do diácono.

CONTEXTO E TEOLOGIA
A carta que tem o propósito de ser uma correspondência pessoal, ao pastor Timóteo, ganha caráter comunitário com as instruções à igreja (cap. 2). O objetivo básico da tarefa pastoral é confrontar os falsos mestres em Éfeso (1.3). Instruções doutrinárias que dizem respeito às ações pastorais em toda igreja (3.14; 4.10; 6.3-5), às mulheres, em particular as ricas (2.9-13), e aos escravos (6.1-2). Após toda sua formação missionária sob a tutela de Paulo e apoio constante de outros colaboradores do apóstolo, agora Timóteo tem o desafio de pastorear. Tem uma missão individual de pastor, por isso necessita de algumas diretrizes para ele e para a igreja (3.14; 4.13). A igreja de Éfeso parece bem estruturada, conta com a presença de presbíteros e diáconos, com muitas viúvas e idosos.

Todas as instruções afirmativas da carta tem Jesus Cristo como ponto central, com a pretensão de concordar que todas as pessoas podem ser salvas (1.15-16). Neste caso, falsas doutrinas como as gnósticas deveriam ser evitadas (4.1-3; 6.20), refutando individualismos e priorizando ações que envolvam famílias.

No segundo capítulo, há instruções de como deve ser o comportamento das mulheres cristãs. Pede que se vistam com moderação, sem extravagâncias e diz que não permite que elas estejam em posição de autoridade e ensino sobre os homens. Esta parte da carta é objeto de debate para saber se esta proibição de ensino por parte das mulheres é universal como é tradicionalmente entendido, ou se é apenas uma proibição local, em razão da influência que os falsos mestres poderiam ter sobre as mulheres cristãs de Éfeso, já que ele cita que a mulher é que foi enganada no Éden (2.14). A declaração “salvar-se-á, porém, dando à luz filhos” (2.15), provavelmente tenha o significado que, apesar das dores sofridas durante o parto, resultado ainda daquela maldição original contra o pecado humano (Gn 3.16), a mulher crente será salva do juízo eterno de Deus contra o pecado. Quer dizer, a dor do parto, apesar de ser uma maldição não impedirá a salvação das mulheres cristãs. Outras interpretações são que:
·        As mulheres crentes são salvas por meio do nascimento supremo, o de Cristo;
·        As mulheres cristãs obtêm sua salvação dando a luz filhos e criando segundo os padrões de Deus.

FALSOS MESTRES
Timóteo deve estar preparado contra os falsos mestres que Paulo já os havia excluído da igreja, para que ficassem no mundo sob a influência de Satanás (1.20). Paulo volta a citar os falsos ensinos em outros capítulos da carta, inclusive no capítulo 4 o apóstolo afirma que muitos irão apostatar da fé, passando a dar ouvidos a doutrinas de demônios.

COMO DEVEM SER TRATADOS OS PASTORES
Os anciãos fiéis, em especial os que pregam e ensinam, merecem receber da comunidade o sustento financeiro. Os pastores não podem receber acusações, exceto se houver contra ele duas ou três testemunhas. Timóteo não deve consagrar nenhum homem ao ministério, apressadamente, mas o candidato deve ser provado.

Paulo conclui a carta com instruções diversas a respeito do comportamento cristão, de falsos mestres, de cristãos ricos e das responsabilidades espirituais do próprio Timóteo.

ESBOÇO DE 1 TIMÓTEO
Introdução 1.1-20
I. Instruções relacionadas à igreja 2.1-3.16
Seu culto 2.1-15
Seus líderes 3.1-13
Sua função em relação à verdade 3.14-16

II. Instrução relacionada aos deveres pastorais 4.1-6.10
Em relação à igreja como um todo 4.1-16
Em relação às várias classes na igreja 5.1-6.10

III. Exortações finais 6.11-21
Para manter a fé e militar na fé 6.11-21
Para apresentar as reivindicações de Cristo aos ricos 6.17-19
Para guardar a verdade 6.20-21


FONTES:
Panorama do Novo Testamento, Robert H. Gundry – Vida Nova
Bíblia de Estudo de Genebra – Sociedade Bíblica do Brasil
Novo Testamento King James – Bíblica
Bíblia de Estudos NVI – Vida





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