ESTUDO DA CARTA DE PAULO AOS
FILIPENSES
Prof.
Anísio Renato de Andrade
A CIDADE DE FILIPOS
Filipos era a capital da província
romana chamada Macedônia, localizada em território que hoje pertence à Grécia.
Seu nome significa "pertencente a Filipe". A cidade foi fundada por
Filipe, pai de Alexandre Magno, em 358 a.C. Era importante devido à sua
localização junto à principal estrada que cortava a Macedônia no sentido
leste-oeste, servindo de caminho entre a Ásia e Roma. Além disso, a cidade
possuía minas de ouro e prata.
A IGREJA EM FILIPOS
Foi a 1a igreja cristã
na Europa. Foi fundada por Paulo durante a segunda viagem missionária -
At.16.11-40. Ali chegando, o apóstolo foi bem recebido juntamente com Silas. Os
primeiros convertidos foram Lídia, vendedora de púrpura, e uma jovem que
adivinhava, da qual foi expulso um espírito imundo. Sendo liberta, cessaram os
seus prognósticos. Diante disso, cessou também o lucro dos seus senhores, os
quais se enfureceram contra Paulo e Silas, incitando contra eles as autoridades
locais. Como resultado, aqueles irmãos foram espancados e lançados na prisão (I
Ts.2.2). Estando orando e louvando a meia-noite, Deus os libertou por meio de
um terremoto que abriu as cadeias. Diante de tão grande acontecimento, o
carcereiro se converteu e também a sua família.
Algum tempo depois, os irmãos filipenses
enviaram ajuda financeira para Paulo - II Cor.8.2 Fil. 4.10,15.
A SITUAÇÃO DE PAULO
Ao escrever a epístola aos filipenses,
Paulo se encontrava preso, correndo risco de vida, distante de muitos irmãos e
amigos e em dificuldade financeira. Na carta, ele fala da morte várias vezes:
1.20; 2.8; 2.27; 2.30; 3.10. Entretanto, a mesma epístola enfatiza a alegria, a
gratidão (1.3; 4.6), e ainda admoesta contra a murmuração (2.14).
Isso é testemunho (2.15). Alegria e
gratidão no meio do sofrimento é tão contrastante quanto a luz no meio da
escuridão, como uma estrela refulgente no meio do negro céu. Não dá para
ignorar. Paulo compara os cristãos aos luzeiros, aos astros, e não a uma vela
ou a um pavio de lamparina (2.15). O luzeiro produz abundante luz, a qual não
se apaga com o vento nem com a tempestade.
Normalmente, se existe luz, existe fogo.
Algo está se consumindo. Algo está queimando. Não seremos luz gratuitamente.
Não seremos luz sem sacrifício, sem dor, sem renúncia, sem sofrimento ou sem
tribulações.
Até a sua própria morte é vista por
Paulo como um meio pelo qual o Senhor Jesus seria glorificado (1.20). Segundo a
visão do apóstolo, sofrer pelo evangelho é um privilégio (1.29).
A EPÍSTOLA AOS FILIPENSES
Autor: Paulo (e Timóteo)
Portador: Epafrodito
Data: 60 ou 61.
Local: prisão em Roma.
Tema: Alegria no Senhor.
Motivo da carta: gratidão pelo auxílio
enviado pelos filipenses.
Versos chave: 1.21 e 4.4
COMENTÁRIO
OS SANTOS FILIPENSES
Paulo usa a palavra "santos"
para se referir aos filipenses (1.1). Esse termo na bíblia não se refere a
cristãos mortos e que, ainda assim, tenham poder para interferir no mundo dos
vivos e fazer milagres. Nada disso. "Santo" significa
"separado", "consagrado". Todo cristão é santo, ou pelo
menos deveria ser. Todo servo do Senhor é separado do mundo e
separado para Deus. Essa separação não significa alienação. O
cristão não deve viver como um alienígena, indiferente a tudo, longe de todos,
isolado e estranho. Podemos e devemos participar de tudo o que acontece em
nossa volta, exceto daquelas coisas que podem interferir na nossa comunhão com
Deus e contrariar o nosso compromisso com Cristo. Quando a questão ameaça esse
ponto, então nos separamos, pois somos santos.
"Santo" não significa perfeito
ou alguém que esteja livre da possibilidade de pecar. Somente alcançaremos essa
condição quando deixarmos esta terra e formos para o nosso lar celestial. Antes
disso, devemos viver num processo de aperfeiçoamento. Pelas palavras de Paulo,
vemos que os filipenses não eram perfeitos, mas estavam caminhando nessa
direção. Ele disse: "Estou plenamente certo de que aquele que começou a
boa obra em vós há de completá-la até o dia de Cristo Jesus." (1.6). O
próprio apóstolo disse a respeito de si mesmo: "Não que eu o tenha já
recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo
para o que também fui conquistado por Cristo Jesus..." (3.12-14). Vejo
nesse processo de aperfeiçoamento o desenvolvimento da salvação mencionado em
Fil.2.12. Não que sejamos "meio salvos". A obra está consumada no
coração de Deus, mas, na prática, os efeitos da salvação ainda se estabelecem
gradativamente até que o nosso corpo seja transformado em um corpo
incorruptível, em semelhança do corpo ressurreto do nosso Senhor Jesus Cristo.
PERDAS E GANHOS
O evangelho envolve perdas e ganhos
(3.7-8). Isso não combina com certas pregações de prosperidade. Paulo estava
preso, privado de muitas coisas, mas certo do seu ganho espiritual. Será que
Paulo pensava em um evangelho que lhe proporcionaria riqueza material, uma
grande casa, um lindo carro, o seu próprio negócio, etc? De modo nenhum. Ele
assumia as tribulações e os sofrimentos como fatores naturais no caminho do
cristão e que tudo isso até contribuiria para o avanço do reino de Deus.
"... As coisas que me aconteceram têm antes contribuído para o progresso
do evangelho." (1.12). Ele destacou ainda, de modo comemorativo, que sua
prisão tinha se tornado oportunidade para evangelizar os soldados romanos
(1.13).
Quando, ao fim da epístola, Paulo diz:
"Tudo posso naquele que me fortalece" (4.13), ele não estava
ensinando uma declaração do pensamento positivo, como se quisesse colocar o
cristão numa posição de sucesso absoluto, conforme a visão que o mundo tem de
sucesso. Lendo 4.12, entendemos que Paulo estava dizendo que ele foi capacitado
por Deus para passar por qualquer situação, fosse de abundância ou escassez, de
humilhação ou honra, de fartura ou de fome. Certamente, o obreiro de Deus
precisa estar pronto para tudo isso e não apenas para ser rico.
É verdade que Deus pode nos dar todo
tipo de bens materiais. Entretanto, isso depende do plano dele para cada
pessoa. Não podemos colocar a riqueza material como conseqüência natural do
evangelho. Isso não é bíblico. Na parábola dos talentos, aquele senhor deu uma
quantidade de dinheiro correspondente à capacidade de cada um. É assim que Deus
faz conosco. Ele não vai colocar em nossas mãos algo superior à nossa
capacidade de administrar.
Precisamos focalizar o ganho espiritual,
o galardão celestial e não o galardão terreno. Este, se vier, será bem-vindo.
Porém, não pode ser o nosso objetivo.
OS INIMIGOS DA CRUZ
"Pois muitos andam entre nós, dos
quais repetidas vezes eu vos dizia e agora vos digo até chorando, que são
inimigos da cruz de Cristo; O destino deles é a perdição, o deus deles é o
ventre, e a glória deles está na sua infâmia; visto que só se preocupam com
as coisas terrenas. Pois a nossa pátria está nos céus,
de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará
o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória..."
(Fil.3.18-21).
Cruz é renúncia, é entrega, é perda, é
humilhação, é morte. Disse Jesus: "Se alguém quiser vir após mim, a si
mesmo se negue, tome cada dia a sua cruz e siga-me. Porque qualquer que quiser
salvar a sua vida, perdê-la-á, mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua
vida, a salvará.". (Lc.9.23-24). Se não estivermos dispostos a perder nada
pelo evangelho e ainda quisermos fazer dele uma ferramenta para o enriquecimento
material, estaremos desvirtuando sua essência e negando a cruz.
Corremos o risco de colocar o ser humano
como o centro do cristianismo, como se este existisse para atender a todos os
nossos desejos terrenos. Desse modo, muitas pessoas estão nas igrejas com a
expectativa de que Deus resolva todos os problemas delas e vêem nele apenas um
solucionador de problemas e não um Senhor.
"Buscai primeiro o Reino de
Deus." (Mt.6.33a). Muitos precisam corrigir a orientação de sua busca ao
Senhor. Precisamos buscá-lo, primeiramente, para sabermos a sua vontade para
nós, e não para fazê-lo conhecer a nossa vontade. Precisamos perguntá-lo sobre
o que devemos fazer para ele antes de apresentar o que queremos que ele faça
para nós. Nós é que somos os servos. Ele é o Senhor.
Além disso, precisamos colocar os
valores espirituais acima dos valores terrenos. Em sua oração pelos filipenses,
Paulo pede que eles tenham amor, conhecimento, discernimento e fruto de justiça
para a glória de Deus (Fil.1.9-11). São valores espirituais, os quais devem ser
enfatizados, acima das nossas ambições materiais.
Colocando cada coisa no seu devido lugar
e nível de importância, entenderemos a disposição de Paulo até para sofrer e
morrer pelo evangelho. Em algum tempo da nossa vida podemos estar vivendo na
abundância. Em outro tempo podemos estar sofrendo privações sem que isso
signifique pecado nem fracasso espiritual. O cristão pode ser rico (II
Tm.6.17-19) e pode ser pobre (II Cor.8.1-2; Fil.4.11). O que não se pode é
vincular o evangelho à riqueza material. Afinal, Jesus disse que os ricos
dificilmente se salvarão. E Paulo acrescentou que os que querem ser ricos caem
em muitas tentações. (Lc.18.24; II Tm.6.9-10).
DEUSES ESTRANHOS
Paulo disse que "andam entre
nós" muitas pessoas "cujo deus é o ventre." Entre nós significa
dentro da igreja. São pessoas que não estão servindo ao verdadeiro Deus, mas
estão procurando apenas seu próprio interesse. Eram como aquela multidão que
acompanhava Jesus apenas por causa dos pães e dos peixes que ele multiplicava
(João 6.26). Isso é até admissível por algum tempo. Muitos só vão atrás de
Jesus motivados por uma necessidade pessoal. Porém, chega um momento quando
todos são desafiados a assumirem uma posição de compromisso com o Senhor.
Seguir a Cristo nos faz passar por momentos de milagres, de pão e peixe
multiplicados, de cura, de libertação, etc, mas nesse caminho também existe uma
cruz.
O "deus" daquelas pessoas era
o ventre. A alimentação estava acima de tudo para elas. Existem hoje tantos
deuses sendo adorados e servidos. Na sociedade atual, o futebol é um deus ou
uma religião. Não é à toa que os grandes jogadores são considerados
"ídolos". Os estádios reúnem pessoas como não acontece em nenhum
templo religioso do mundo. Elas vão ali, pagam para entrar, nada ganham, e
algumas chegam a matar ou morrer pelo seu time. As copas do mundo reúnem povos
de muitas nações num congraçamento jamais realizado por nenhuma religião.
Outro deus da atualidade que podemos
mencionar é o sexo. A sexualidade extrapola as portas conjugais e se manifesta
nas músicas, nos comerciais, nos filmes, nas novelas, etc. Deixa de ser um
componente do casamento e passa a ser usado como produto comercial. Aqueles que
servem a esse deus tornam-se escravos de suas práticas extraconjugais.
O dinheiro é também um deus da
humanidade. Cristo mesmo já mencionou algo semelhante quando disse: "Não
podeis servir a Deus e a Mamom" (Mt.6).
Os exemplos que mencionamos não são
coisas intrinsecamente más. O futebol não é algo mau. O dinheiro também não. O
sexo, por sua vez, foi criado por Deus e é correto desde que praticado dentro
do matrimônio. O problema é quando essas coisas são colocadas acima de Deus,
como se fossem mais importantes do que ele. Se trocarmos o compromisso com Deus
por uma outra coisa, então essa coisa é o nosso deus.
Através do jejum, das ofertas e da
abstinência pelo tempo necessário, nós demonstramos, na prática, que o Senhor
Jesus está acima de tudo para nós.
REGOZIJAI-VOS NO SENHOR
Paulo, mesmo preso, estava se
regozijando (1.18). Possuía uma alegria sem motivo aparente (1.4,18,25). Ele
usa não apenas a palavra alegria, mas gozo e regozijo, que são termos ainda
mais fortes, que falam de uma alegria intensa, grande satisfação ou prazer
(2.2; 2.17,18,28,29). A chave do contraste entre a prisão de Paulo e sua
alegria é a expressão: "Regozijai-vos no Senhor (3.1;
4.1,4,10). A alegria do cristão não vem de fora para dentro, mas de dentro para
fora. Alegria no Senhor não depende de circunstâncias mas depende do Senhor, e
ele não muda. Um cristão alegre no meio da tribulação? Isso é loucura para o
mundo. Tal alegria provém de uma paz que excede todo entendimento (4.7).
Em meio a tantas expressões de alegria,
o texto de 2.28 menciona a "tristeza". Isso é bom para que não
falemos do cristianismo como se fosse algo irreal, utópico. Paulo esteve triste
por causa da doença de Epafrodito. Nesse mundo podemos passar por momentos de
tristeza. Porém, ela não pode nos dominar, não pode ser nossa companheira
constante. Observe que, embora a tristeza tenha sido mencionada, ela não se
tornou característica nem tema da epístola. Da mesma forma como não se tornou
característica de Paulo nem será nossa. Podemos ficar tristes por alguns
momentos ou até por alguns dias? Sim. Daniel esteve triste durante 21 dias
(Dn.10.2). Podemos nos entristecer pelo pecado cometido (I Cor.5.2; II
Cor.7.8-10), por uma perda, pelo sofrimento próprio ou alheio. Entretanto, não
seremos pessoas tristes nem viveremos na tristeza. É verdade que Jesus chorou,
conforme nos informa o menor versículo da bíblia (João 11.35). Porém, Jesus não
viveu chorando e nem nós podemos viver assim. Paulo também chorou por causa
daqueles que se perdiam (Fil.3.18). Que a tristeza em nossas vidas seja o menor
versículo e que a alegria preencha longos capítulos da nossa existência.
A expressão "alegrai-vos no
Senhor" nos dá uma idéia de uma alegria que não depende de outros fatores,
mas depende do Senhor. Assim, temos também uma idéia de condicionamento. Nossa
alegria depende da nossa relação com Deus. Se esta relação estiver interrompida
de alguma forma, então estaremos desligados da nossa fonte de alegria.
Ficaremos tristes. Precisamos então eliminar o que se pôs entre nós e Deus,
seja um ídolo ou outro pecado qualquer. Religados à fonte da alegria, nosso
rosto volta a brilhar como uma lâmpada que se acende.
ALEGRIA X ANSIEDADE
Ao escrever aos filipenses sobre a
alegria, Paulo estava consciente de que a ansiedade poderia ser um empecilho
nesse caminho (4.4-7). Talvez deixemos de usufruir em plenitude da alegria do Senhor
(Neemias 8.10), porque estamos ansiosos.
Algumas vezes, a ansiedade, ou
preocupação, ocorre por um motivo legítimo. Estamos nos sentindo ameaçados,
então ficamos ansiosos. Entretanto, em muitos casos a ansiedade se manifesta
sem fundamento real.
Podemos estar ansiosos porque buscamos
algo e ainda não alcançamos. Pode ser algo necessário, mas, em muitos casos,
trata-se de uma busca ambiciosa pelo excesso, por aquilo que é supérfluo. Não
seria melhor fazer calar a nossa alma, como disse o salmista? (Salmo 131.2).
"Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus", diz o Senhor. (Salmo 46.10).
Ele está no controle da nossa vida. Ele nos dará o que precisamos e até o que
não precisamos, se isso for bom para nós. "Não andeis ansiosos",
disse Jesus aos seus discípulos (Mat.6.25-34).
Em todas essas situações, a fé, a oração
e a gratidão são os remédios prescritos pelo apóstolo Paulo. Se cremos em Deus
e no seu cuidado para conosco, isso já é um forte motivo para o nosso descanso.
Em segundo lugar vem a oração. Nossa fé se expressará através das nossas
palavras. Estamos nos sentindo ameaçados por alguma coisa ou oprimidos por
alguma necessidade? Vamos levar tudo isso diante de Deus através da
oração. Quando oramos, dividimos a responsabilidade com Deus. Se
você faz tudo na vida sem orar, então a responsabilidade é toda sua. Se der
errado, a culpa é sua. Quando oramos, estamos pedindo que Deus faça a parte que
não está ao nosso alcance. Contudo, continuamos responsáveis por aquilo que
podemos fazer.
Tendo orado, temos mais um motivo para
descansar. Em nossa oração, precisamos também agradecer. A gratidão, mais do
que uma expressão verbal, é um exercício. Precisamos, freqüentemente, olhar
para tudo o que Deus já nos deu e agradecer. É bom que agradeçamos por cada
coisa, cada pessoa, cada conquista, cada realização, e até mesmo pelo que não
conseguimos, pois até isso foi livramento do Senhor, embora possamos não ter
compreendido. Esse exercício é um antídoto contra as ambições excessivas.
Normalmente vivemos olhando para o que falta e nos esquecemos de agradecer pelo
que já temos. Valorizamos demasiadamente o que falta e desvalorizamos o que já
temos. Isso é um erro do ser humano que aumenta a ansiedade e diminui a
alegria.
A ansiedade, seja por motivo legítimo ou
não, é resultado dos nossos pensamentos. Paulo nos aconselha a selecionar
nossos pensamentos. Se podemos agir para resolver determinado problema, então
devemos fazê-lo, mas ficar apenas cultivando a preocupação não vai nos levar a
nada. Precisamos então, pensar em coisas boas, positivas, agradáveis, e isso
será favorável ao nosso bem estar e à nossa alegria. Embora tais palavras
possam parecer apenas a valorização do pensamento positivo, Paulo coloca a
pessoa de Deus como a fonte da nossa paz (4.9).
UNIDADE E HUMILDADE (1.27; 2.2)
Os filipenses haviam mandado uma ajuda
financeira para o apóstolo (4.16-18). Ele se regozijou muito pela comunhão que
os irmãos tiveram com ele naquele momento difícil. É na dificuldade que a
comunhão e a unidade se tornam mais necessárias e importantes. "Na
angústia nasce o irmão" (Pv.17.17). É nessa hora que se descobre o
verdadeiro amigo. Os falsos desaparecem.
O tema da unidade também se apresenta na
epístola quando Paulo fala de um "companheiro de jugo" (provavelmente
Síntique – 4.2-3,14) O jugo, também chamado "canga", "é uma peça
de madeira que une dois bois e os prende ao carro ou ao arado" (Aurélio).
Companheiro de jugo é companheiro de trabalho. É um tipo de sociedade num
momento de dificuldade.
A unidade depende da humildade (2.3-4). O
orgulho e o egoísmo trazem divisão. Para demonstrar o valor da humildade, Paulo
usa a pessoa de Cristo como exemplo (2.5-11). Afinal, não haveria exemplo
melhor. O texto do capítulo 2.5 a 11, nos mostra a trajetória de Jesus. É um
quadro de humilhação progressiva até a morte na cruz. Em seguida, vem sua
exaltação acima de toda a criação.
"Não atente cada um para o que é
propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros." (2.4).
Cuide do problema do seu irmão como se fosse seu, desde que não esteja havendo
abuso nem aconteça de você estar atrapalhando o crescimento da outra pessoa.
Ajude o seu próximo, mas, de preferência, ensine o seu próximo a ajudar a si
mesmo. Existe um momento em que devemos carregar a carga uns dos outros
(Gál.6.2) e outro momento em que cada um deve levar sua própria carga
(Gál.6.5). É preciso sabedoria para discernir essas ocasiões e agir da maneira
correta.
ESBOÇO
I - Introdução e saudação - 1.1-2.
II - Conceito que Paulo tem sobre os
filipenses e sua oração por eles - 1.3-11.
III - A prisão de Paulo contribui para o
progresso do evangelho. - 1.12-26.
IV- Exortação à perseverança, unidade,
humildade e santidade
conforme o exemplo de Cristo - 1.27 a
2.18.
V - Elogio a Timóteo e Epafrodito -
2.19-30.
VI - Confiança em Cristo e não na carne
- 3.1-21.
VII - Exortação à vida santa - 4.1-9.
VIII - Gratidão de Paulo pelo auxílio
dos filipenses - 4.10-20.
IX - Saudações finais - 4.21-23.
Em caso de utilização impressa do
presente material, favor mencionar o nome do autor:
Anísio Renato de Andrade – Bacharel em Teologia.
Anísio Renato de Andrade – Bacharel em Teologia.
Otimo artigo!
ResponderExcluirEdificou bastante minha vida e embasou bem
meu estudo bíblico!!!
Paz em Cristo!